Vídeo Storytelling

Aqui você encontrará algumas de minhas aventuras pelo audiovisual. Mais do que isso, mergulhará junto comigo em alguns lugares profundos de mim mesma e de outras pessoas.

Bom mergulho!

Manu's Project

 

Em fevereiro de 2014 me despedi de meu pai Manu. Descobrimos que ele estava muito doente e em apenas um mês após seu diagnostico de câncer, ele se foi, deixando muita saudade e uma lista de sonhos não realizados no meu celular. Isso porque algum tempo antes, o questionei sobre os lugares no mundo que ele gostaria de conhecer antes de morrer. 
E da nossa conversa surgiu uma lista de lugares que meu pai gostaria de um dia viajar.

 

Um concurso de videos na internet, duas semanas após sua morte me incentivou a tornar essa lista realidade e com a ajuda de queridos amigos começamos a campanha The Manu`s Project nas redes sociais, buscando pessoas no mundo inteiro que estivessem nos locais sonhados por meu pai, para me enviar um video de seus celulares dizendo: “Estou aqui Manu.”  O resultado foi que em uma semana recebi mais de 50 vídeos do mundo todo e nossa história chegou na rádio, na tv, nas casas e corações de milhares de pessoas. De todos 21 lugares, ficou faltando um único: A Antártica. E para chegar lá passei por uma longa e enriquecedora jornada.

Web-série [Des]encontros

O Canal NÓS foi lançado por cinco amigas mobilizadas por um objetivo: Contar histórias.
Eu e minha amiga Larissa, vivemos durante um mês em um dos lugares mais místicos do nosso país, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Um lugar conhecido por abraçar todas as crenças e fazer-se bem-vindo a qualquer pessoa, que de coração ali queira estar. Partimos, de coração e mente aberta, para desencontrar, desaprender e desfazer nossos conceitos e preconceitos. O resultado foi uma série de 5 episódios que nos transformaram tanto que a partir dela, cada uma de nós sentiu um chamado para ir viver suas próprias histórias.

 

Histórias pela estrada

 

Comecei a viajar sozinha aos 21 anos. Em cada jornada que fui de encontro com diferentes realidades, tive a oportunidades de me desfamiliarizar, deseducar e reinventar enquanto caminhava. Abandonei muitas certezas e acolhi novas perguntas no processo. Permiti que alguns encontros e imprevistos no caminho, tocassem alguns lugares sombrios e profundos do meu ser. Passei pela Europa, Ásia e América Latina. Cruzei muitas histórias na minha trajetória e em minhas melhores memórias não estão só paisagens deslumbrantes, mas pessoas com ensinamentos incríveis. Lições de vida que estão cravadas na minha alma. A magia da estrada, para mim, está exatamente nas pessoas que cruzam meu caminho. Aprender com o outro é a maior escola da minha vida e viajar tem sido minha pós-graduação na complicada ciência de ser humano. 

Histórias que ajudei a contar

Descobri no audio-visual uma maneira poderosa de me conectar com pessoas. Um vídeo, filme ou uma série têm o poder de atrair a atenção plena para a história de uma outra pessoa. Seja ela real ou ficção. Se for uma boa história, sempre nos interessa. É sempre uma troca, entre aquele que decidiu contar algo e todos os outros que escolheram ouvi-lo. Reconhecer a história do outro, é reconhecer nossas próprias possibilidades. É aprender com outra pessoa, sem precisar viver na sua pele, mas se reconhecendo em sua história, por toda humanidade que ela carrega. Quão especial é isso? Compreender algo através da experiência do outro? 

 

Quer contar sua história? Vamos começar.

© 2019 por Paula Arnoso.